top of page

Miko Hashimoto é arquiteta pela FAU – USP e formada em modelagem industrial pelo SENAI. Atua como designer e figurinista de teatro, ópera, cinema, uniformes e eventos, tendo mais de trinta anos de experiência no mercado.

​

Na televisão, foi coordenadora de figurino do programa Faustão na Band, da TV Bandeirantes, coordenando a produção de figurinos para as bailarinas, apresentadoras e diversos quadros de competição, entre eles Dança das Feras e Hora da DecisãoFez também figurinos para Eliana Fonseca para os programas Gincana Estrela e Multi Riso. No cinema, participou de produções nacionais como os curtas A Revolta dos Carnudos e Expresso e os longas A Princesa RadarUm Céu de EstrelasEd Mort e Os Xeretas.

​

No teatro, criou figurinos para as peças Santa Joana, trabalho pelo qual recebeu o prêmio APETESP de Melhor Figurino, O Diário de um MagoO Legítimo Inspetor PerdigueiroManoÁgua com Açúcar, O MinotauroTrês Estações e Ausência. Trabalhou no figurino de óperas no Theatro Municipal de São Paulo e Theatro São Pedro. Com o diretor Naum Alves de Souza trabalhou em A Ópera dos QuinhentosOs Pescadores de Pérolas, reduções de Madame Butterfly e CarmemJenufa, Lucia di Lammermoor e Orfeu, além dos espetáculos de J.C. Violla O Salão de BaileBailes do Brasil e 12 Movimentos para um Homem Só, além do espetáculo Utopia ou o Lugar que Não Existe, da São Paulo Cia. de Dança. Também trabalhou nas óperas Tupi tu és, O Guarany, CarmemMãe GentilFolias GuanabarasAs Bodas de Fígaro e Romeu e Julieta. Trabalhou também no restauro do figurino de O Chapéu de Palha de Florença. Com suas criações para a peça Operação Trem-Bala, escrita e dirigida por Naum Alves de Souza, foi vencedora do Prêmio Shell de Teatro 2013 na categoria de Melhor Figurino.

 

Criou também os figurinos das duas temporadas do musical inédito New York, New York, sob direção de José Possi Neto, pelo qual foi indicada ao prêmio Bibi Ferreira. Em 2016 voltou a trabalhar com Possi em Ghost - o Musical, inédito no Brasil, e em espetáculos de Zizi Possi e Luiza Possi.

 

Na área de eventos, cria e produz figurinos para diversas agências, tendo clientes como Avon, Casa da Beleza, Daslu, Havaianas, Skol Beats, Veja Espaço Campos do Jordão, Veja Riviera, Telefônica e Vivo, entre outros. Foi responsável pela criação e execução do figurino usado na demonstração do exoesqueleto do projeto Walk Again, encabeçado pelo neurocientista Miguel Nicolelis, na Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo FIFA 2014. Criou também os uniformes usados pela equipe do projeto. Em 2016 criou figurinos para a equipe do Bradesco que acompanhou a Tocha Olímpica na Caravana pelo Brasil.

​

Foi responsável pelo design dos uniformes dos hotéis Bourbon, Fasano Punta del Este, Fasano Fazenda Boa Vista. Criou também o projeto dos jalecos de médicos do Hospital Sírio Libanês, além de ter projetado e executado uniformes do Edifício E-Tower, Hotel Arapacis, Haras Larissa, Hotéis Wish, Restaurante Brasil a Gosto e Restaurante Buttina.

​

É associada ao grupo TENET de artistas têxteis, tendo participado de exposições na Espanha, Estados Unidos e Brasil. Seu trabalho Selvage Lands, um kimono feito somente com ourelas de tecido, foi a única obra brasileira selecionada na categoria Large Format Indoor da Bienal Têxtil de Madri, e foi exposta no evento entre setembro e dezembro de 2019.

​

Colabora também com aulas especiais de linguagem e figurino como convidada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – São Carlos.

bottom of page